NOTÍCIAS

Brooklin, um bairro repleto de inspiração

Um bairro cheio de charme, benesses e pluralidade

Até 1906, o bairro era conhecido como “quinto desvio” e tinha apenas três casas e uma parada de bonde. Anos mais tarde, os precursores do Brooklin, os alemães João e Carolina Klein, trouxeram consigo muitas tradições de seu país e que até hoje influenciam na gastronomia da região.

Com o nome dado em alusão ao distrito do Brooklyn, em Nova York, o bairro começou a crescer com a construção da Estação Berrini de trem, em meados dos anos 1960. Agora, além de ser uma região valorizada, tem como cartão postal a linda ponte Octávio Frias de Oliveira, mais conhecida como Ponte Estaiada. Inaugurada em 2008, tem 138 metros de altura e é uma das cinco maiores estruturas da cidade.

Ponte Estaiada

Além disso, o Brooklin é conhecido por muitas pluralidades. Convivem harmonicamente tanto uma área quase totalmente residencial em ruas planas, tranquilas e arborizadas, quanto um dos polos comerciais e financeiros mais movimentados de São Paulo. A região concentra a sede de grandes empresas, como HP, Microsoft, Oracle, Pfizer, Samsung, TV Globo e muitas outras.

Reunimos aqui um guia para que você possa aproveitar ao máximo todas as benesses de uma das regiões com mais diversidade da cidade.

MOBILIDADE 

O Brooklin tem excelente infraestrutura de transportes. Por ali é possível utilizar trem (Estação Morumbi da CPTM), ônibus (Terminal Santo Amaro), bicicleta, carro e avião (são menos de 4 km até o Aeroporto de Congonhas). Em breve, a região ganhará também acesso por metrô, com a inauguração das Estações Brooklin-Campo Belo (no encontro das avenidas Roque Petroni, Vicente Rao e Santo Amaro), Vila Cordeiro (esquina da Joaquin Nabuco com Morumbi) e Chucri Zaidan. Também será lançada a Estação Água Espraiada, Linha 17 do monotrilho.

O Brooklin também conta com outras importantes vias de acesso a varias regiões de São Paulo como Marginal Pinheiros, Avenidas Jornalista Roberto Marinho, Vereador José Diniz, Dos Bandeirantes, Engenheiro Luís Carlos Berrini, Washington Luiz e Ibirapuera.

BARES E RESTAURANTES

A gastronomia do Brooklin tem forte influência alemã. Exemplos disso são as festas de rua: Maifest, sempre no mês de maio e a Brooklinfest, realizada anualmente em outubro. O carro chefe desses eventos são as comidas típicas como salsichões, Eisbein, joelho de porco assado a pururuca, chucrute e salada de batatas. Algumas boas opções na culinária alemã são Juca Alemão, Zur Alten Mühle e Armazém do Alemão.

Ainda é possível dar uma volta ao mundo por meio da gastronomia do Brooklin. Temos o argentino Portucho, os italianos Vicolo Nostro, Bella Donna, La Pasta & Formaggio e Pizzaria A Esperança, os japoneses Nanako e Kawa Sushi, o francês Angeline, o mexicano Mexicaníssimo, Talal Culinária Síria e os de cozinha contemporânea Verissimo e Lar Bianco.

As padarias Pérola do Brooklin, Segredo dos Pães e Pássaros e Flores se encarregam de oferecer as delícias para o café da manhã, lanches e refeições rápidas.

Se a pedida for um barzinho, as melhores opções do bairro são: o tradicional Bar do Juarez, Louie Louie Pub, Platz Bar e O Bang Cerveja e Burguer.

PARQUES

O Brooklin é cercado por áreas verdes e parques. O Severo Gomes tem quase 35 mil m² e dispõe de playgrounds, curso d’água, bosque de amoreiras, trilha para caminhadas, canteiros, aparelhos de ginástica, pista de Cooper, bicicletário, área de estar, área de preservação permanente e sanitários com acessibilidade.

O Parque do Cordeiro tem a mesma área e pistas de cooper, caminhada e skate, playground, miniciclovia, quadra poliesportiva, playground inclusivo, teatro de arena, espelho d’água, sanitários, paraciclo e praça.

Já o Parque das Bicicletas tem mais de 4 mil m² de área e é localizado na Alameda Iraé. Permite muito mais do que as bicicletas. Quem tiver vontade de passear por lá poderá andar de patins, skate, patinete, caminhar, utilizar uma academia ao ar livre, entrar contato com a natureza e muito mais.

Um pouquinho mais distante (cerca de 11 km) está o mais importante parque de São Paulo, o Ibirapuera. Inaugurado em 1954, o Ibira tem 1,5 milhão m² e recebe mais de 150 mil pessoas todos os finais de semana.

COMPRAS

O comércio de rua tem destaque no Brooklin. A Avenida Padre Antônio José dos Santos parece um shopping a céu aberto e oferece todos os tipos de loja e serviços. As ruas Guaraiúva, Ribeiro do Vale e a Avenida Portugal também concentram padarias, mercados, lojas e muitos serviços, como sapateiros, lavanderias e pet shop.

Shopping Market Place

Além disso, o Brooklin dispõe de três grandes shopping centers: D&D, Market Place e Morumbi, onde estão lojas das mais importantes grifes do Brasil e do mundo como Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Forever 21, Michael Kors e muitas outras.

EDUCAÇÃO

Para a educação das crianças, o Brooklin também reúne instituições de ensino desde o berçário até a universidade. Alguns exemplos são Escolinha das Acácias, Colégio Vértice, Colégio Augusto Laranja, Escola Pueri Domus, UniRadial Estácio e Faculdade Anhembi Morumbi.

SAÚDE

Consultórios médicos de todas as especialidades estão localizados no Brooklin. Entre os hospitais na região estão: São Luiz e Santa Paula. Fleury e Delboni Auriemo são alguns dos laboratórios na região. E como atividade física também é saúde, o bairro dispõe de várias opções. O Corpo Ativo Pilates oferece uma modalidade que une o pilates tradicional com movimentos do balé clássico. A Bootcamp City tem um visual moderno de tirar o fôlego: efeitos luminotécnicos na sala de treino impressionantes, um túnel totalmente facetado circulando toda a academia e shake bar. Outra opção é a Academia Living Well Health Club, que fica dentro do Hotel Hilton e tem a vista privilegiada da linda Ponte Estaiada.

Bootcamp City

VIVER NO BROOKLIN

Escolher viver no bairro do Brooklin é escolher estar próximo ao trabalho e de tudo mais que uma família precisa para viver bem. É dispor de opções de lazer incríveis, como Teatro Vivo, livrarias e cinemas dos shoppings, além dos parques. É contar com uma infinidade de farmácias, restaurantes, supermercados e agências bancárias. É dispor de uma excelente infraestrutura de serviços que garante que você resolva tudo ali, pertinho de casa.

OUTRAS NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Vila Vertical e a sua inspiração brasileira

Um pedacinho da natureza no coração de São Paulo

CONTINUE LENDO

Industrial Chique: do Rustico ao Romantismo

Muita personalidade e estilo no jeito de morar

CONTINUE LENDO

TEIXEIRA DUARTE INVESTE EM NOVA TECNOLOGIA, O TELEPORT

O mundo está mudando rapidamente, e todos os anos novas tecnologias são apresentadas ao mercado

CONTINUE LENDO

Mooca, a tradição de viver bem

Bairro da Mooca representa a história de São Paulo 

CONTINUE LENDO