NOTÍCIAS

Mooca, a tradição de viver bem

Bairro da Mooca representa a história de São Paulo 

Um dos bairros mais antigos de São Paulo (registros indicam a ocupação de jesuítas já em 1556) é também um dos mais charmosos. Para muitos, a Mooca tem a aura da cidade do interior no meio da capital. Toda sua história pode ser observada na arquitetura dos famosos galpões de fábrica e das casas dos imigrantes que chegaram ali a partir de 1830. Berço da expressão “Orra, meu”, a Mooca reúne tradição e modernidade em inúmeras opções de lazer e entretenimento para todas as idades. O bairro também é conhecido pela boa gastronomia, especialmente a italiana.

MOBILIDADE 

A Mooca tem excelente localização, próximo ao centro (são pouco mais de 6 km até a República) e com saída fácil para todas as regiões de São Paulo. Está próxima às estações Bresser-Mooca e Brás do Metrô; Estação Ana Neri (Expresso Tiradentes), Estação Juventus – Mooca (Linha 10 da CPTM), Avenida Alcântara Machado (Radial Leste), Avenida Salim Farah Maluf e Avenida do Estado.

LAZER

Como um bairro cheio de influências dos imigrantes, a Mooca tem opções de lazer para todas as idades e todos os gostos. Uma opção é o Teatro Municipal da Mooca Arthur de Azevedo, construído em 1952 e reinaugurado, após reforma, em 2015, é um dos teatros mais modernos da cidade. Para quem se interessa pela história da cidade e até do País, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é destino obrigatório. O Trem dos Imigrantes propõe um passeio aos finais de semana numa maria-fumaça original de 1922. A partir da estação Mooca de trem, a composição percorre três quilômetros em uma viagem de 25 minutos. No trajeto, a locomotiva transita por uma vila ferroviária do século passado.

Trem dos Imigrantes

Para quem gosta de natureza e esportes ao ar livre, as sugestões são as Praças Vicente Arienzo e Visconde de Souza Pontes. O Parque Sabesp Mooca é uma área com mais de 21.000 m² com rota acessível; percurso lúdico; museu aberto; trilha e pistas para caminhadas; playground; ecoposto para coleta seletiva; bicicletário; equipamentos e estrutura sustentáveis; “Casa de Manobra”; Torre da Caixa d’Água; espaços para atividades esportivas e culturais; espelho d’água; sanitários; rampa acessível e instalações restauradas erguidas no início do século passado.

Parque Mooca

Um dos pontos de maior movimento no bairro está localizado no encontro da Avenida Paes de Barros com as ruas do Oratório, Mooca e Taquari. Recebeu o apelido de ‘Praça Vermelha’, nome dado em alusão à histórica Praça Vermelha da antiga União Soviética. Também neste local é possível observar o busto do Padre José de Anchieta, obra do escultor mooquense Victorio Sinicaglia.                                                            

O Clube Atlético Juventus e o Estádio da Javari são atrações mais do que tradicionais na Mooca (desde 1925), bem como as casas de três cômodos construídas pelos operários do bairro no século passado na Rua Henrique Dantas.

Parque Sabesp

SAÚDE

A região da Mooca abriga importantes hospitais de São Paulo, como o CEMA, um centro especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia e o Hospital Villa Lobos, de atendimento geral.

RESTAURANTES 

A influência italiana é dominante na gastronomia mooquense. As tradicionais cantinas San Marco (1975) e Don Carlini (1985), são ótimos exemplos de casas que oferecem deliciosas massas, saladas e carnes. Já o restaurante Hospedaria oferece pratos inspirados nas receitas dos imigrantes pioneiros do bairro.

Entre as pizzarias, as mais conhecidas são a Pizzaria São Pedro (na região desde 1966) e Emporio 167 Pizza & Bar que, como o nome já sugere, é um bar que serve deliciosas pizzas, ou uma pizzaria com ares de bar descontraído.  A Pizzaria do Angelo, aberta no início da década de 1970 conserva o charme do passado.

A Esfiha Juventus é um patrimônio culinário e familiar da Mooca. Há 45 anos, o restaurante serve especialidades árabes. A padaria 24 horas Empório Juventus tem uma enorme variedade de pães, tortas e bolos. Já os fãs de hambúrguer dispõem na região do Road Burger, com ambientação de posto de estrada do Texas nos anos 1930 e do Cadillac Burger, com um clima gringo, rádio tocando músicas no estilo, paredes super decoradas com placas, objetos retrô, bonés, quadro de baseball e todos os adereços usados em casas dos Estados Unidos.

Cadillac Burger

Paulistanos de todas as regiões vêm à Mooca em busca das delicias da Di Cunto. Inaugurada em 1935, é uma mistura de rotisserie, restaurante e doceria. Uma das mais tradicionais casas de toda São Paulo, a Munik, desde 1975 no bairro, tem como carro-chefe o pão de mel recheado com leite condensado e licor.

COMPRAS

Além das charmosas lojas de rua, o Mooca Plaza Shopping é boa opção para compras e diversão. O estabelecimento também oferece alternativas interessantes de restaurantes, cinema e parque de diversões. Para quem busca produtos naturais, a indicação é o Empório Mundo Natural que oferece itens orgânicos, como cafés, geleias, vinhos e cachaças e produtos sem lactose e sem glúten.

DIVERSÃO

Todo ano, centenas de voluntários fazem acontecer a famosa e aguardada Festa de San Gennaro. A homenagem ao padroeiro do bairro é embalada a vinho e muitas delícias preparadas pelas mammas italianas: polenta, fogazza, pizza, doces e macarronada.

Os tradicionais botecos paulistanos também estão presentes por toda Mooca. O Quintal da Mooca é um bar clássico em casa de esquina com mesinhas de madeira na calçada e quadros antigos de times de futebol tradicionais do bairro. O Bar Mooca, como a maioria dos galpões antigos da região, tem em seu salão uma área ampla e com pé direito bem alto. Na decoração, que remete ao bairro de décadas passadas, diversas fotos antigas cobrem as paredes. Em mais uma inspiração retrô, o Bar Cateto é conhecido pelas cervejas especiais e pelos petiscos, e o Bar do Elídio é conhecido como o rei dos acepipes e está no bairro desde 1959.

Fotos da Mooca

O CC Rider tem duas mesas de sinuca no piso superior e um piano de cauda no salão, onde há apresentações de blues. A casa disponibiliza ainda cerca de 50 rótulos de cerveja. Para os amantes do samba, a sugestão é o Bar Templo, uma casa com decoração temática religiosa. Mais de 800 imagens de santos cristãos, umbandistas, hinduístas, budistas (treze delas com mais de dois metros de altura) recebem os clientes, que se acomodam em mesas coletivas e bancos de igrejas.

Fugindo do tradicional, o Nos Trilhos é rodeado por marias-fumaça num antigo galpão. Lá são realizadas festas, exposições e outros eventos. Já o Disjuntor é um misto de bar, galeria de arte e espaço para eventos e oficinas.

EDUCAÇÃO

A Escola Estadual Oswaldo Cruz é a mais antiga da Mooca. Datada de 1914, foi construída para atender os filhos de imigrantes que chegavam ao bairro em busca de trabalho. O Colégio São Judas Tadeu é uma escola que existe desde 1947, ou seja, há mais de 60 anos e que foi fundada pelo Professor Alberto de Mesquita Camargo e sua esposa Alzira Altenfelder Silva Mesquita.

Com todas essas maravilhas e benefícios, morar na Mooca se tornou um grande privilegio dentro da cidade de São Paulo. 

OUTRAS NOTÍCIAS

EM DESTAQUE

Vila Vertical e a sua inspiração brasileira

Um pedacinho da natureza no coração de São Paulo

CONTINUE LENDO

Industrial Chique: do Rustico ao Romantismo

Muita personalidade e estilo no jeito de morar

CONTINUE LENDO

Brooklin, um bairro repleto de inspiração

Um bairro cheio de charme, benesses e pluralidade

CONTINUE LENDO

TEIXEIRA DUARTE INVESTE EM NOVA TECNOLOGIA, O TELEPORT

O mundo está mudando rapidamente, e todos os anos novas tecnologias são apresentadas ao mercado

CONTINUE LENDO