Grupo português Teixeira Duarte cresce 95% no Brasil
O grupo português de construção Teixeira Duarte conseguiu no ano passado quase duplicar o seu volume de negócios no mercado brasileiro. A companhia alcançou uma faturação de 192,3 milhões de euros em 2014 no Brasil, mais 95% do que em 2013.
Com esta melhoria do desempenho, a operação brasileira da Teixeira Duarte passou a representar 11,5% do volume de negócios global do grupo, contra os 6,2% verificados no ano anterior, revela o relatório e contas da empresa, publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
O Brasil permaneceu como quarto maior mercado da Teixeira Duarte. O grupo luso tem como maior plataforma de atividade Angola, onde faturou 798,4 milhões de euros em 2014 (mais 6,7% que em 2013), seguindo-se a Venezuela, com um volume de negócios de 284,8 milhões de euros (e um crescimento anual de 12,3%), e, em terceiro lugar, Portugal, onde as vendas caíram 26%, para 220,2 milhões de euros.
Os números mostram que entre os maiores mercados da Teixeira Duarte o Brasil foi o que mais cresceu, impulsionando decisivamente o volume de negócios global da companhia, que ascendeu a 1,68 mil milhões de euros em 2014, mais 6,2% do que em 2013.
A Teixeira Duarte está presente em vários setores, como concessões, imobiliário, hotelaria, distribuição, energia e automóvel, mas o maior contributo continua a vir da tradicional área da construção, apesar de esta ter visto as receitas baixar 2,7% no ano passado.
Também na área da construção o contributo do Brasil é destacado pelo grupo, evitando uma queda maior do volume de negócios. “Destacam-se os crescimentos em Moçambique e na Venezuela e, em especial, no Brasil, onde o aumento deste indicador foi de 84,2%”, refere o relatório e contas da Teixeira Duarte.
O grupo português terminou 2014 com um lucro de 65,9 milhões de euros, mais 2% que no ano anterior.
Notícia publicada originalmente no site Portugal Digital em 17/04/2015