22/05/18 Notícias

Mini-horta em apartamento: Saiba como cultivar a sua

Ter uma horta em casa não é um privilégio apenas de quem mora em casas com grandes áreas. Hoje é totalmente possível cultivar hortaliças, temperos e ervas em pequenos espaços e até mesmo em apartamentos. Além de promover uma alimentação mais variada e saudável, viver essa experiência é uma excelente maneira de restabelecer a conexão da família com a natureza.
Os benefícios do cultivo são inúmeros: não apenas na saúde gerada a partir do consumo de produtos saudáveis, mas na economia que se faz ao utilizar seus próprios alimentos e também na prática de uma atividade terapêutica e de relacionamento entre as pessoas, já que os cuidados podem ser compartilhados.

Mãos a obra
O local escolhido deve receber sol durante pelo menos uma parte do dia. Assim, é possível ter uma horta bem completa, com ervas, hortaliças e legumes. O segundo passo é definir o modo de plantio, que pode ser em vasos, floreiras ou em paredes, numa horta vertical, com uso de vasos, embalagens recicladas ou estruturas de madeira.
Independente da escolha é fundamental garantir que o recipiente tenha um furo embaixo para o escape do excesso de água. Depois, é preciso preparar uma área para drenagem com argila expandida e uma camada de areia. Assim, a terra não escorrerá junto com a água. Outra dica é colocar uma camada de vermiculita, um mineral argiloso que ajuda a reter água e que é fundamental para o crescimento de uma planta saudável.
Depois disso é só abrir um espaço com os dedos no meio do recipiente e depositar a semente ou fazer o plantio da muda. Uma ideia legal também é a horta vertical. Feita com vasos cônicos, depois que as plantas crescem, é possível ter uma parede toda verde, cheia de plantas e bem perfumada.

Dicas essenciais
Sol, água e drenagem! São esses os fatores fundamentais para que a sua planta cresça e se desenvolva. Então, mesmo que você tenha uma vida agitada, assim como cuidar de um bichinho de estimação, é necessário que tenha pelo menos 5 minutos ao dia para regá-la e podá-la, quando necessário. Tomando sempre cuidado para não exagerar na quantidade: água em excesso lava o solo e leva os nutrientes embora. O ideal é irrigar aos poucos, observando a característica e necessidade de cada planta, e evitar que escorra água. Outra dica é direcionar a água o mais próximo possível da raiz e evitar contato com as folhas.

Adubação
Manter o solo da horta rico em nutrientes por meio de adubação vai ajudar a ter plantas mais bonitas e bem desenvolvidas.
Ela pode ser feita com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos. Quanto maior a variedade de adubos orgânicos utilizados, melhor para a saúde.

O que plantar
Você pode optar por utilizar mudas ou sementes. A preferencia é que se escolham hortaliças com raízes curtas, como alface, coentro, cebolinha, salsa ou manjericão. Alguns temperos e ervas são resistentes e costumam durar mais, como o orégano, a salsinha e a cebolinha. Outros, como o coentro, exigem novo plantio a cada ano.

More em uma verdadeira Vila Vertical
Seguindo essa tendência de trazer a natureza para mais próximo das pessoas, a Teixeira Duarte está lançando o Quartier Brooklin, um empreendimento que reúne todo charme e conforto de uma autêntica casa de vila, com o lazer e a segurança de um apartamento.
Os terraços do Quartier Brooklin são verdadeiros quintais tanto por sua amplitude, quanto pela valorização dos espaços verdes. Os apartamentos são entregues com vasos para que cada morador crie o seu cantinho especial de convívio com a natureza. Além disso, o verde também é bastante explorado nas áreas comuns e na fachada, integrando o empreendimento à natureza e paisagem do bairro do Brooklin.

Colaboração: Isla Sementes | www.isla.com.br 

Relacionadas

Precisa de Ajuda? Fale com um consultor.
WhatsappChat

Envio de Mensagem

    Chat Contato