Construção

CONSTRUÇÃO

METALOMECÂNICA Voltar

PONTE RODOVIÁRIA DA BARRA DO KWANZA

Cliente
INEA – Angola

Projeto
Armando Rito, Lda

Fiscalização
ISQ

Prazo de Execução
18 Meses

Localização
Kwanza – Angola

Descrição
Ponte com o pavimento misto aço-concreto com 400 metros de comprimento, com dois vãos extremos de 70 metros e um vão central de 260 metros. Tem duas faixas de rolamento com 3,6 metros cada e ladeada por dois acostamento com 2,05 metros cada. O pavimento é suspenso por 2 x 12 tirantes de duas torres de concreto armado com a altura de 46 metros. Os trabalhos consistiram na beneficiação da estrutura metálica e substituição total do sistema de atirantamento, com as seguintes fases:
-Levantamento geral e de pormenor da obra.
-Preparação, execução de instalações, de proteções de segurança, de acessos, de plataformas, de gruetas para o topo dos pilares, de meios diversos e fabricação de componentes metálicos.
-Reforço das travessas e encontros e montagem das ancoragens e selas para os tirantes provisórios.
-Montagem dos tirantes provisórios, transferência de carga dos existentes para aqueles e remoção dos tirantes e das selas existentes.
-Adaptação das ancoragens existentes do pavimento, montagem das ancoragens definitivas no topo dos pilares e demolição parcial do encontro na zona de passagem dos tirantes.
-Montagem dos tirantes definitivos e transferência de carga dos tirantes provisórios para os definitivos com a desmontagem daqueles.
-Remoção dos tirantes provisórios, pesagem e ajustamento final das forças nos tirantes definitivos e injeção de cera protetora.
-Instalação de células de carga (uma em cada tirante), para controle do estado de carga dos cordões e visualização online em computador.
-Diversos trabalhos e acabamentos.

Estágio
Finalizado em 2011

CLIENTES