×
27/04/20 Notícias

Masterplans | Desde a concepção à incorporação

Em um mundo cada vez mais urbanizado e com grandes centros caóticos no que diz respeito à mobilidade, as pessoas têm buscado mais qualidade de vida, o que as leva a viver num local que reúna trabalho, lazer, serviços e moradia no mesmo espaço. Neste contexto, os bairros planejados surgem como uma alternativa muito interessante dado que podem ser projetados com o objetivo de conciliar na mesma localização edifícios de natureza residencial, comercial ou de serviços.

Durante o desenvolvimento deste tipo de projeto é fundamental a elaboração de um Masterplan de qualidade, tendo como aspecto obrigatório uma análise inicial sobre a topografia do terreno, bem como os acessos às vias públicas. Um ponto muito relevante no desenvolvimento do projeto é a setorização do empreendimento de acordo com o perfil dos projetos: comercial, residencial e de lazer – tudo baseado a partir da realização de um mapeamento das características do público alvo, objetivando tomadas de decisões assertivas durante a execução do projeto.

Os bairros planejados são projetos de alta complexidade e que envolvem diferentes especialidades técnicas, como arquitetura, urbanismo, engenharia e paisagismo, desde a concepção até a incorporação. Tudo isso para que, a partir de um estudo detalhado, se possa explorar as melhores opções para o empreendimento, para o conforto dos futuros moradores e, claro, para valorizar toda a região.

Com 99 anos de tradição, 14 deles no Brasil, a Teixeira Duarte é reconhecida internacionalmente por seu know-how na criação desse tipo de projetos, com empreendimentos em Angola, Portugal e também aqui no Brasil.


CASES DE SUCESSO
Condomínio Alta Vista
O condomínio Alta Vista – localizando na cidade de Jundiaí, no Brasil – é um exemplo do desenvolvimento deste tipo de projetos e que consta no portfólio internacional da Teixeira Duarte. O ponto mais alto do terreno foi escolhido para receber os condomínios residenciais, privilegiando, assim, a vista para a paisagem e as serras que rodeiam a cidade. A parte mais baixa do terreno, próxima à Av. 9 de Julho, ficou conservada para o complexo comercial, tendo-se convertido posteriormente no Jundiaí Shopping, maximizando a oferta de produtos e serviços em todo o bairro.
Outro ponto importante é a segurança dos moradores e público que circulam pelo local, o projeto contempla uma portaria dupla na entrada do empreendimento, e portarias exclusivas para cada condomínio. Assim, há uma dupla checagem na identificação dos moradores e visitantes.
Com uma ligação exclusiva e diretamente com Shopping Jundiaí, o complexo se apropria das áreas de lazer e serviços. Além de áreas de entretenimento e descanso oferecidas por cada condomínio, existem as áreas comuns do complexo, um parque privativo de 600 m² em torno do empreendimento. São mais de 15 itens incluindo uma área exclusiva com jardins, recantos e espaços para diversas atividades.
Como um amplo bairro planejado, o Alta Vista é a junção de quatro grandes condomínios em sete torres residenciais. E, embora os produtos possuam metragens distintas para atender aos mais diferentes tamanhos de famílias, a linguagem arquitetônica em todos os setores do empreendimento é harmônica e complementar para que haja uma única identidade.
Desta forma, é crucial para o sucesso de um empreendimento com essa magnitude realizar um estudo Masterplan, evidenciando seu planejamento desde a perspectiva urbana – que se modifica constantemente – bem como o desenvolvimento urbano, objetivando alto potencial de valorização. Seguindo a essa premissa, o Alta Vista é considerado a principal referência de bairro planejado em Jundiaí.
http://www.reservaaltavista.com.br/ 
Casa do Governador
Como parte da estratégia de consolidação da presença da Teixeira Duarte no mercado brasileiro, surgiu o projeto de um empreendimento hoteleiro e residencial intitulado de “Casa do Governador” pelo fato do local ter sido a casa de férias do Governador do Estado.
Com um conjunto alargado de equipamentos e serviços de apoio, entretenimento e lazer, o projeto fica num terreno com 70 hectares e 1.600m de frente de praia, no coração do nordeste brasileiro, em Porto de Galinhas, um dos mais conhecidos destinos turísticos do Brasil.
Com um estilo arquitetônico inspirado num ambiente tropical elegante pernambucano e com edifícios com altura máxima de 4 pisos, o projeto privilegia-se pela envolvência das construções a natureza, associada sempre que possível à vista de mar.
Composto por 5 setores principais sendo hoteleiro com 2 hotéis do tipo resort e aproximadamente 1.000 quartos, residencial com condomínios de edifícios e lotes de moradias unifamiliares, central que consiste numa alameda para pedestres com início na entrada do empreendimento e que termina numa praça em frente ao mar, comércio e serviços onde pretende-se construir um shopping do tipo ao ar livre, com lojas viradas para ruas externas, um sports center, um spa e um centro de convenções, e áreas verdes com trilhos e caminhos naturais e zonas verdes de descompressão.
No contexto ambiental e social, o projeto será também gerador de um conjunto de mais-valias para a região que inclui: um centro de estudos da vida marinha, um centro de convenções público e uma escola de formação profissional.
Santa Marinha District
O projeto de criação do Santa Marinha District – localizado em Portugal, Vila Nova de Gaia – onde a harmonia global resulta no cuidado no mais pequeno detalhe da construção foi uma grande oportunidade para propor um modelo de desenvolvimento urbano inovador, onde as mais diversas vertentes se unem. Criaram-se escritórios com espaços de trabalho com áreas flexíveis, habitação integrada a um novo polo dinamizado, onde o conceito urbano e a arquitetura se harmonizam projetando o que há de melhor em viver. Existem comércios privilegiados por sua localização junto a um dos principais eixos viários da cidade de Vila Nova de Gaia.
http://www.santa-marinha.com/
Lagoas Park
O Lagoas Park – localizado em Portugal, Oeiras – é uma das melhores traduções quando o quesito é um estudo Masterplan. Referência no contexto dos parques empresariais, reúne algumas das mais reconhecidas empresas nacionais e internacionais, sendo um centro empresarial de referência, e que contribui para a maximização do capital humano.
O local é formado por 14 edifícios de escritório e conta com doze restaurantes, um health club, um hotel quatro estrelas, centro de congressos, colégio, parques de estacionamento, complexo desportivo, clínica de estética e uma galeria comercial.
              https://www.lagoaspark.pt/
Vila Rio – Projeto em Construção
O projeto Vila Rio – localizado em Portugal, conta com 17 hectares de terreno, onde será criado um novo condomínio, que irá assumir a sustentabilidade ambiental, o respeito pelas origens e a regeneração do local como eixos fundamentais do seu desenvolvimento. O empreendimento trará o conceito de escritórios de vanguarda, terá uma alameda de comércio com 8.000m² onde será possível fazer compras, além da possibilidade de se viver em apartamentos com espaçosas varandas viradas para o Rio Tejo.
https://www.vilario.pt/

Relacionadas

Precisa de Ajuda? Fale com um consultor.
WhatsappChat

Envio de Mensagem

Chat Contato